Um brasileiro que fala um alemão macarrônico chega a Frankfurt sem saber nem mesmo onde vai morar... Aqui narro minhas aventuras nesta temporada germânica: lugares interessantes, enrascadas em que me meto, esquisitices que percebo a cada dia. O nome do blog é uma analogia aos irmãos Grimm, alemães que compilaram muitas dezenas de contos de fada tradicionais, como Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, a Gata Borralheira, o Músico Maravilhoso, Chapeuzinho Vermelho, e a Bela Adormecida (mais detalhes em Vorstellung).

Centenas de fotos disponíveis em Ilustrações.


Vorstellung (Apresentação)

Não foram poucos os amigos que me sugeriram fazer um blog para contar minhas aventuras em minha temporada germânica. Resisti um pouco, meio que por preguiça, meio porque não queria fazer feio mas não estava disposto a me esforçar muito. Dá um enorme trabalho fazer um blog como, por exemplo, o de Monsieur Cattapa, que é um excelente guia de viagens de Paris. Eu não me via com paciência para fazer algo assim.

Mas uma semana e meia de choque cultural em Frankfurt foi o suficiente para mudar minha opinião. Não falta o que contar aqui: um bocado de lugares interessantes, outro tanto de enrascadas em que eu vou me metendo, e um monte de esquisitices que vou percebendo dia após dia. Um brasileiro que fala um alemão macarrônico, ou melhor, pré-macarrônico (miojônico talvez... as aulas de Frau Ännchen são ótimas, mas dez meses de estudos não dão pra muita coisa, né? Não em alemão) chega a Frankfurt sem saber nem mesmo onde vai morar. Hmmm... temos aí uma história. E uma história leva à outra, que leva à outra, que leva à outra...

O nome do blog é uma analogia aos irmãos Grimm, alemães que compilaram no começo do século XIX muitas dezenas de contos de fada tradicionais que eram narrados nas cidadelas próximas, entre os quais Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, a Gata Borralheira, o Músico Maravilhoso, Chapeuzinho Vermelho, e a Bela Adormecida.

Comecei publicando de uma só vez vários “capítulos”, que correspondem ao que aconteceu até 5 de abril, dia da inauguração do blog. Depois, sem qualquer compromisso com periodicidade, fui acrescentando o que foi me dando na telha. Há uma inserção explicando quem são os personagens que são mencionados no blog; ela será atualizada cada vez que um novo nome aparecer em algum “capítulo”.

Desejem-me sorte em minhas aventuras!

Liebe Grüße!