Um brasileiro que fala um alemão macarrônico chega a Frankfurt sem saber nem mesmo onde vai morar... Aqui narro minhas aventuras nesta temporada germânica: lugares interessantes, enrascadas em que me meto, esquisitices que percebo a cada dia. O nome do blog é uma analogia aos irmãos Grimm, alemães que compilaram muitas dezenas de contos de fada tradicionais, como Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, a Gata Borralheira, o Músico Maravilhoso, Chapeuzinho Vermelho, e a Bela Adormecida (mais detalhes em Vorstellung).

Centenas de fotos disponíveis em Ilustrações.


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Kapitel CVI – Burrada Mitológica: a Amazona, as Greias, a Fúria e o Cérbero

Na mitologia grega, as greias eram três velhas cegas, que compartilhavam um único olho, que deram ao herói Perseu a informação de onde ele poderia encontrar a Medusa. Eu vejo duas grandes diferenças entre as greias e os carteiros alemães. A primeira é que acho difícil que alguém consiga, por meio deles, receber alguma informação. A segunda é que desconfio que, também cegos, eles não têm nem ao menos um olho para revezar. Se têm, aparentemente esse olho nunca está na posse do carteiro que vai me entregar alguma carta ou pacote, pois o maldito jamais encontra meu nome na caixa postal, apesar de este estar escrito em letras bem grandes.

Na mitologia romana, as fúrias, conhecidas como erínias entre os antigos gregos, eram criaturas aladas que personifi- cavam a vingança e castigavam os homens. Fúria é também o que eu estou sentindo em relação ao correio alemão. Espero que a persequição que sofro de seus carteiros não seja alguma punição das erínias. Por sorte, parece que as amazonas, guerreiras na mitologia greco-romana, são mais competentes na realidade germânica do que o correio.

Recebi um e-mail da Amazon avisando que um livro que encomendei voltou (sobre o não recebimento dele por causa do maldito correio, ver Kapitel CIV). Por sorte, a política da empresa é a de, se o livro enviado voltar, devolverem o valor pago, incluindo os três euros do frete. Espero que devolvam mesmo; será menos uma dor de cabeça. Eles dizem, então, que, se o cliente ainda estiver interessado, deve fazer novo pedido. Com a ajuda de São Manfred, refiz a compra, que – espero! – será entregue na caixa postal dele.

Na mitologia grega, o Cérbero era um cão de três cabeças que guardava as portas do inferno, deixando que os mortos entrassem, mas impedindo que eles saíssem. O correio alemão está fazendo o possível para tornar minha vida um inferno. Se tem três cabeças, parece que nenhuma delas funciona. Em vez de deixarem as almas entrarem, mas impedirem que elas saiam, o correio alemão permite que as cartas sejam enviadas, mas não que sejam recebidas. Se o correio alemão é um cachorro, certamente não é o melhor amigo do homem. Pelo menos, não de um chamado Guilherme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário