Um brasileiro que fala um alemão macarrônico chega a Frankfurt sem saber nem mesmo onde vai morar... Aqui narro minhas aventuras nesta temporada germânica: lugares interessantes, enrascadas em que me meto, esquisitices que percebo a cada dia. O nome do blog é uma analogia aos irmãos Grimm, alemães que compilaram muitas dezenas de contos de fada tradicionais, como Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, a Gata Borralheira, o Músico Maravilhoso, Chapeuzinho Vermelho, e a Bela Adormecida (mais detalhes em Vorstellung).

Centenas de fotos disponíveis em Ilustrações.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Kapitel LXXI – O Saque do Vietnã

Quando eu chegava esta manhã para a aula de alemão, cantarolava, sem ter porquê, aquela música dos Engenheiros do Hawaii que diz: “Era um garoto que, como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones…”. Parecia que eu previa o que haveria de acontecer.

Depois da aula, que contou com o quadro desorganizado e ilegível de sempre, um aluno puxou conversa comigo. Ele é oriental (até então eu achava que era chinês), e está sempre sorrindo. Geralmente ri de coisas que não entendo ou em quê não vejo graça. Bem… a verdade é que esta também deve ser a impressão que muita gente tem de mim. Vai ver que foi por isso que puxou assunto.

A música dos Engenheiros entra nesta história porque o cara não era chinês, mas vietnamita. Não é nem do norte, nem do sul, mas do centro do país. Fala com um sotaque surreal – os orientais da turma, pela grande diferença em relação a suas línguas natais, têm muito problema para pronunciar os sons do alemão – mas dá para perceber que tem bom domínio do idioma. O nome dele é Mau Hung, e eu, que nunca havia tido curiosidade de conversar com ele, achei-o muito gente-boa.

O vietnamita faz doutorado em História na universidade e contou que tem, na Coreia do Sul (onde morou), um amigo brasileiro estudante de economia com quem sempre se comunica. Disse que volta e meia joga vôlei de praia ali perto do campus de Westend e me convidou para aparecer lá quando eu quiser. Jogar vôlei de praia com vietnamitas na Alemanha?! Um dia, é claro que eu vou! Nunca faltam surpresas em Frankfurt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário