Um brasileiro que fala um alemão macarrônico chega a Frankfurt sem saber nem mesmo onde vai morar... Aqui narro minhas aventuras nesta temporada germânica: lugares interessantes, enrascadas em que me meto, esquisitices que percebo a cada dia. O nome do blog é uma analogia aos irmãos Grimm, alemães que compilaram muitas dezenas de contos de fada tradicionais, como Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, a Gata Borralheira, o Músico Maravilhoso, Chapeuzinho Vermelho, e a Bela Adormecida (mais detalhes em Vorstellung).

Centenas de fotos disponíveis em Ilustrações.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Kapitel LXXIV – As Coreias e as Chinas

Na terça-feira fui ver o jogo do Brasil no mesmo lugar em que havia assistido à estreia alemã na Copa (ver Kapitel anterior), a praça Rossmarkt, perto da estação da Hauptwache. Infelizmente, o local foi o mesmo mas o placar e o desempenho do time favorito foram bem diferentes. Nossa seleção Canarinho venceu a Coreia do Norte – tudo bem, isso é o mais importante – mas, tirando os belos gols, não foi de modo algum um grande jogo. Para piorar, eu tinha apostado no bolão, com os pés no chão, que o Brasil venceria por 2 a 0, enquanto todos tinham apostado em grandes massacres; e aquele golzinho coreano no final me fez cair de três pontos que eu ganharia para apenas um!

Tudo bem, pelo menos encontrei vários amigos lá na exibição pública. Tanto amigos com quem marquei de me encontrar – como Berê, Forian, David, Maryhen, Marcelo (brasileiro que estuda alemão comigo) – como outros tantos, brasileiros ou estrangeiros, que conheci ali mesmo na hora (o tricolor Pedro, por exemplo), e ainda, por acaso, boa parte da galera que tinha conhecido na festa da casa do Filipe (ver Kapitel LVII). Incrivelmente, até o Manfred eu consegui convencer a sair de casa e ir assistir à partida!

Tirando o jogo do Brasil com a Coreia do Norte, a goleada alemã sobre a Austrália, e a pelada horrorosa entre Eslovênia e Argélia (sobre esta, ver também o Kapitel anterior), assisti a todas as partidas da Copa no telão do campus de Westend da universidade. Hoje, no entanto, pela primeira vez deixei de assistir a uma partida da Copa. E justamente a goleada argentina sobre os sul-coreanos. Eu estava em aula. Deve ter sido um grande jogo.

Digo “deve ter sido” porque, até agora, não consegui sequer ver os gols. Tentei vê-los e se dizia no site: “acesso internacional: este vídeo não possui direitos de exibição fora do território brasileiro”. O pior é que isso não é algo que acontece apenas com um site brasileiro. Já deixei de ver vários vídeos do YouTube recomendados por amigos porque aparecia a mensagem de que não era permitida a exibição do vídeo neste país.

Aí, eu só fico me lembrando do tanto que falam que a China censura a internet. Oras, então, estou me sentindo na China aqui na Alemanha! Não consigo ver um monte de vídeos – não só brasileiros, mas de várias partes do mundo! Se bobear, até na Coreia do Norte se consegue ver esses vídeos, caramba!

Bem, com licença que vou procurar um pouco mais os melhores momentos da vitória argentina, antes de voltar ao campus de Westend para torcer pelo México contra a França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário