Um brasileiro que fala um alemão macarrônico chega a Frankfurt sem saber nem mesmo onde vai morar... Aqui narro minhas aventuras nesta temporada germânica: lugares interessantes, enrascadas em que me meto, esquisitices que percebo a cada dia. O nome do blog é uma analogia aos irmãos Grimm, alemães que compilaram muitas dezenas de contos de fada tradicionais, como Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, a Gata Borralheira, o Músico Maravilhoso, Chapeuzinho Vermelho, e a Bela Adormecida (mais detalhes em Vorstellung).

Centenas de fotos disponíveis em Ilustrações.


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Kapitel LXXIX – Dupla Missão

Muita gente que lê estas páginas dos Contos Fantásticos do Irmão Gui fica com a impressão de que gasto todo o meu tempo na Alemanha provando cervejas, comendo salsichas e assistindo aos jogos da Copa. Isto não é verdade. Na terça-feira, fiz uma apresentação na universidade, toda em inglês, sobre a abordagem que defendo sobre a social-democracia, distinta da predominante na Ciência Política. Fiz também uma discussão sobre variáveis e coisa e tal. O público pouco compareceu – mas Gilbertão, um dos meus amigos brasileiros, esteve presente, juntando-se ao pessoal da universidade – mas correu tudo bem. O Jens elogiou depois, inclusive, e os presentes fizeram muitas perguntas.

Depois, fomos todos ao bar Albatros, onde... err... tudo bem... provei uma nova salsicha e bebi mais cerveja, enquanto passava o jogo da Argentina contra a Grécia na tevê. A apresentação, no entanto, não foi o único dos meus objetivos que cumpri por estes dias. Fui ao campus de Westend nesta quarta-feira encontrar-me com Bertram e Florian, para assistirmos a Alemanha contra Gana. Jogo difícil, perigoso para as duas equipes.

Para a festa dos germânicos, que lotaram o campus (quando o cara da minha frente mexia a cabeça, eu deixava de ver metade da tela...), sua seleção conseguiu a vitória. Os dois gols da Austrália contra a Sérvia, no outro jogo, também foram bastante festejados. Com o primeiro lugar no grupo, a Alemanha terá pela frente nas oitavas-de-final um clássico contra a Inglaterra. Em segundo no grupo, felizmente, mesmo com a derrota, classificou-se Gana (o único africano a não ser eliminado na primeira fase na primeira Copa realizada na África). A Sérvia mereceu ficar de fora, afinal, não se pode perder deste modo para um time que chama futebol de soccer!

Mas não estou aqui para contar sobre a conquista alemã, e sim sobre minha outra missão. Finalmente consegui abrir uma garrafa de cerveja com um isqueiro (sobre minhas tentativas anteriores, ver Kapitel LXX)! Não foi nenhum desempenho olímpico, é verdade: abri em dois tempos, a chapinha não pulou... mas eu consegui! A cerveja histórica era uma Erdinger. Seguirei praticando, afinal, tenho que voltar para o Brasil fazendo bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário