Um brasileiro que fala um alemão macarrônico chega a Frankfurt sem saber nem mesmo onde vai morar... Aqui narro minhas aventuras nesta temporada germânica: lugares interessantes, enrascadas em que me meto, esquisitices que percebo a cada dia. O nome do blog é uma analogia aos irmãos Grimm, alemães que compilaram muitas dezenas de contos de fada tradicionais, como Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, a Gata Borralheira, o Músico Maravilhoso, Chapeuzinho Vermelho, e a Bela Adormecida (mais detalhes em Vorstellung).

Centenas de fotos disponíveis em Ilustrações.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Kapitel LXXVIII – Piada

Hoje fui ao campus de Westend ver o jogo entre Portugal e a Coreia do Norte. Sempre simpatizei com os lusos, tive vários antepassados portugueses, e é a seleção que eu apoio na Europa. Além disso, eu queria que Portugal vencesse a Coreia porque, desde a distribuição de botinadas da Costa do Marfim na derrota para o Brasil, quero que esta seleção africana seja eliminada (mas sigo na torcida por Gana e Nigéria!). Só que sete a zero foi um exagero!

Foi bom que tenha saído um resultado que praticamente elimina os brutamontes marfinenses, mas deu muita pena dos coreanos. Eles jogaram bem contra o Brasil e perderam de pouco. Contra Portugal, até levarem o segundo gol, seguiam nesse ritmo, inclusive criando chances de empatar. Mas a partir daí, sei la por quê, abriu a porteira. Foi surreal. Um gol atrás do outro. Deu muita pena. E, levando-se em conta a ditadura do país, o mais seguro para os jogadores coreanos seria pedir um asilo político e não voltar para casa.

Mas os portugueses não têm nada com isso, e foi divertido ver a festa deles em Frankfurt. Havia portugueses gritando no metrô, portugueses corneteando na estação central de trem (ou tocando vuvuzela, se preferirem, já que, agora, só porque a Copa acontece na África, resolveram parar de chamar de “corneta” o que sempre foi corneta no Brasil)...

O que não foi nada divertido foi descobrir que o dinheiro da minha bolsa não foi depositado até agora. No Brasil, o CNPq sempre foi pontual, mas está há um mês atrasado na minha bolsa-sanduíche e não responde aos meus e-mails. Fui ao banco confirmar se não tinham mesmo depositado e eis que vi a grande piada. Uma piada de péssimo gosto e que não é de português: minha conta não estava zerada; estava com quinze euros negativos! Fui perguntar o motivo e eles explicaram que isso se deve ao fato de terem enviado um novo cartão de banco para mim. Acontece que só precisei que enviassem um novo cartão por culpa dos correios, que não entregaram o primeiro cartão na minha casa, apesar de a correspondência estar com o endereço certo (ver os Kapitel LIV e LXVIII)! Reclamei, eles preencheram um relatório com minha queixa e disseram que devolverão meus quinze euros.

Realmente, estou vivendo uma tensa e irritante situação. É melhor voltarmos para o assunto Copa do Mundo, então. Tenho dois palpites que certamente contrariam o da maioria das pessoas, mas fazem todo sentido: a Nigéria se classificará e a Espanha será eliminada na primeira fase. Façam as contas. Se a Nigéria vencer por qualquer placar a Coreia do Sul (pode ser um mísero 1 a 0) e a Argentina derrotar a Grécia também por qualquer placar, os nigerianos avançarão às oitavas. Com a goleada argentina contra os coreanos e a vitória destes por 2 a 0 sobre os gregos na estreia, a missão da Nigéria não é tão difícil, apesar de estar com duas derrotas em dois jogos, já que elas foram por apenas um gol de diferença.

Já no grupo H, com a surpreendente derrota da estreia da Espanha para a Suíça e a derrota desta, hoje, para o Chile, acho que a Fúria vai decepcionar mais uma vez e deixará furiosos os seus torcedores. Vejam a lógica: todos vencerão Honduras (aliás, neste momento estou vendo seu jogo contra a Espanha no computador, em uma transmissão em árabe da Aljazeera!). Assim, o Chile chegará à última partida só precisando de um empate, não só para se classificar como para assegurar o primeiro lugar. A Espanha estará desesperada, pois sabe que não poderá contar com um tropeço suíço e, por isso, precisará vencer os chilenos.

Ela, então, partirá para cima da boa equipe sul-americana, que se fechará e jogará no contra-ataque. Os espanhóis, nervosos, cometerão vários erros, terão sua tradicional dose de azar, amarelarão como de costume e, por fim, empatarão ou, com sua defesa escancarada, levarão o gol de misericórdia e perderão. A Espanha, portanto, ou perde ou empata com o Chile, que fica em primeiro no grupo, e a Suíça leva a segunda vaga ao carimbar o passaporte dos jogadores do único país onde ainda há golpes de Estado na América Latina.

Gostaram dos meus palpites? Sim, eu acredito muito no que estou dizendo. Eles não fazem parte da piada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário