Um brasileiro que fala um alemão macarrônico chega a Frankfurt sem saber nem mesmo onde vai morar... Aqui narro minhas aventuras nesta temporada germânica: lugares interessantes, enrascadas em que me meto, esquisitices que percebo a cada dia. O nome do blog é uma analogia aos irmãos Grimm, alemães que compilaram muitas dezenas de contos de fada tradicionais, como Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, a Gata Borralheira, o Músico Maravilhoso, Chapeuzinho Vermelho, e a Bela Adormecida (mais detalhes em Vorstellung).

Centenas de fotos disponíveis em Ilustrações.


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Kapitel XXXI – Em Busca da Trilha e dos Guardanapos

Em função de minhas exaustivas atividades matutinas descritas no Kapitel anterior, cheguei à universidade tarde, depois de comer um Gulash com massa (era para escolher se eu queria com massa ou com batata; tudo bem que é tudo carboidrato, mas achei estranhíssimas essas opções).

Na universidade, Florian fez uma pesquisa no Google Mapas e lá se dizia que são necessários apenas 45 minutos para fazer o percurso da minha casa até lá. Só que, como contei outro dia, levei 54 minutos andando rápido (ver Kapitel XXIX). Acho que o Google está errado. Mas pode ser que eu esteja fazendo um caminho idiota. Acredito que não estou, mas os idiotas sempre acham que não estão fazendo nada idiota, não é mesmo?

De qualquer forma, fui e voltei a pé. Não precisei consultar o mapa em momento algum na volta e, na ida, demorei para ficar em apuros e precisar dele. O ponto curioso dessa caminhada de hoje foi, na ida, ver um táxi com uma enorme propaganda de um prostíbulo na porta! E ainda acham que os alemães são travados, hein?

Na volta, comprei uma casquinha de sorvete de flocos, aqui chamado pelo italianíssimo nome de stracciatella. Ele veio sem guardanapo, e foi então que me dei conta de que ainda não comentei isto aqui: é incrível como se usam poucos sacos plásticos e guardanapos na Alemanha. Muito provavelmente se trata de uma medida para evitar o acúmulo de lixo, dentro dessa preocupação ambientalista tão forte aqui. Em muitos mercados nem dão sacos plásticos: ou você leva o seu ou tem que comprá-lo (no Rewe uma sacola plástica custa 50 cêntimos!). Isso realmente faz sentido. Mas não precisavam economizar nos guardanapos nos restaurantes, não é?

Um comentário:

  1. Palmas para os Alemães!!! Um dia o mundo todo sera assim... se o mundo não acabar em 2012... rsssss

    ResponderExcluir