Um brasileiro que fala um alemão macarrônico chega a Frankfurt sem saber nem mesmo onde vai morar... Aqui narro minhas aventuras nesta temporada germânica: lugares interessantes, enrascadas em que me meto, esquisitices que percebo a cada dia. O nome do blog é uma analogia aos irmãos Grimm, alemães que compilaram muitas dezenas de contos de fada tradicionais, como Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, a Gata Borralheira, o Músico Maravilhoso, Chapeuzinho Vermelho, e a Bela Adormecida (mais detalhes em Vorstellung).

Centenas de fotos disponíveis em Ilustrações.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Kapitel X - O Chuveiro e o Travesseiro

Quando pensamos que os alemães são diferentes dos brasileiros, pensamos sempre em atributos físicos (os germânicos são mais claros, mais altos) e comportamentais (são menos calorosos, mais disciplinados etc.), mas o que mais me chama a atenção aqui não é nada disso. É nas coisas mais bobas que aparece a estranheza de um estrangeiro vivendo em um país. Aqui, os chuveiros dos banheiros não ficam presos no alto, como em tudo quanto é lugar, mas soltos, tipo um chuveirinho daqueles do lado privada em banheiros sem bidê. De qualquer forma, até que têm uma lógica interessante. Há uma haste onde se pode prendê-los regulando altura e inclinação. Coisa de alemão...
Outra diferença, esta esdrúxula e sem qualquer benefício, é que os travesseiros são enormes! Têm o dobro do tamanho de um normal. Não pensem que isso significa maior conforto. Tamanho não é documento e eles não são confortáveis. Dormi em cinco camas e sei o que estou dizendo (ver Kapitel II). Além disso, aqui eles vestem o cobertor com o lençol, que nem fazemos com a fronha no travesseiro. Bizarro!

2 comentários:

  1. Esse chuveirinho economiza água que é uma barbaridade. Pense bem: você concentra um jato mais modesto só no ponto desejado, em vez de lançar um montão de água pelo corpo todo enquanto só está, digamos, lavando o cotovelo.

    Solução de um país com menor oferta de água doce, certamente.

    Enfim. Como o Cirilo, eu só quis dizer. :)


    Abração aí, Bruder!

    ResponderExcluir
  2. Mas é horrível tomar banho com uma das mãos ocupada o tempo todo! 8o) Abração.

    ResponderExcluir